Studio Prime | Alameda dos Sombreiros 662 caminho das árvores

QUEM É QUEM NA FORMATURA: ENTENDA O QUE REPRESENTA CADA ELEMENTO DA MESA SOLENE E VEJA COMO ESCOLHER

A formatura está cada vez mais perto. Logo, você e sua turma embarcam no momento mais difícil da organização: decidir os detalhes da solenidade. Mais do que isso, escolher as pessoas que irão compor a mesa solene. Aposto que você já ouviu falar de patrono, padrinho, paraninfo, mas… É tudo a mesma coisa?

Chega junto que a gente descomplica tudo isso. 

Patrono ou patronesse

Esse é o professor, ou professora, que se destaca em sua área acadêmica – uma referência para o curso – aquele professor top, sabe?

Por isso, ele está no topo da hierarquia de homenagens e deve ser escolhido pela turma pela sua trajetória dentro da universidade e, também, pela sua importância para os alunos.

Paraninfo ou paraninfa

Essa cargo deve ser ocupado por qualquer pessoa da sociedade (seja da faculdade, ou não) que possua relevância social e, por isso, sirva de exemplo para aquela turma. Pode ser um artista, algum profissional de destaque na área ou alguém que a turma admire, tipo o DIVO ou DIVA de vocês. É o padrinho da turma, que vai representar e inspirar aquele grupo de alunos na construção de suas respectivas carreiras. Essa pessoa deve apresentar um discurso na solenidade – aquele momento lindo que todo mundo se emociona e vê que valeu a pena chegar ali <3

Professor e funcionário homenageados

Cada turma pode escolher um professor(a) e um funcionário(a) para a homenagem. São aquelas pessoas que tem mais intimidade com os alunos, ajudando no dia a dia da faculdade (e dando combustível pras zoeiras na sala de aula). A homenagem é o momento de reconhecer e agradecer pela dedicação, paciência e carinho com a turma. 

Também compõem a mesa: coordenador(a) e diretor(a) do curso. Que costumam apresentar um breve discurso e realizar a colação de grau. 

Além de toda essa galera que vai ocupar a mesa, a turma também deve decidir quem será, entre os formandos, o orador. Muitas solenidades contam com uma dupla de oradores para tornar a cerimônia mais dinâmica e divertida. A função dos oradores é um discurso que dá início a colação de grau e apresentar cada formando – exaltando suas características e qualidades. O orador pode fazer gracinha com os colegas? DEVE!

Outra elemento importante que deve ser escolhido entre os formandos é o juramentista, que irá pronunciar o juramento solene perante a turma e a sociedade. 

Agora que tá mais fácil saber quem é quem, chegou a hora de escolher cada um junto com a turma. Como a gente sabe que é sempre difícil tomar decisões coletivas que agradem a todos, a dica da Elementar para evitar tretas é: faça um questionário pela internet para que cada formando vote nas opções que mais lhe agradam. Mesmo que a comissão esteja a frente da organização da formatura, é muito importante que todos os formandos participem ativamente do processo. Só não esquece do TCC, tá bom?