Studio Prime | Alameda dos Sombreiros 662 caminho das árvores

FORMATURA TEMÁTICA: BREGA OU TENDÊNCIA?

Quem nunca sonhou em atravessar o salão num glamouroso vestido vermelho, ao som de Lady Marmalade, entre fumaças e chuvas prateadas, enquanto o público grita fervorosamente seu nome?

Na verdade, nem todo mundo deseja isso, mas esse cenário poderia muito bem acontecer em uma formatura temática – quando a turma, junto com a empresa contratada, constrói uma experiência completa dentro de um universo específico. E nem o céu é limite para a imaginação. Poderia ser Moulin Rouge, assim como clássicos do cinema, Tropicália, cultura pop, fundo do mar ou geração tombamento. Cabe à turma escolher um tema comum em que todos os formandos tenham afinidade.

Por outro lado, há quem diga que formaturas temáticas são bregas e até mesmo desnecessárias. Normalmente, são pessoas mais práticas que preferem não dispensar tempo e trabalho para elaborar os detalhes de uma festa temática. Aí entra uma questão importante: a trabalheira, o tempo e a dedicação que uma cerimônia mais especial exige da turma. Por isso, é tão importante que todos realmente gostem da temática escolhida.

Antes de escolher a inspiração para a festa, é importante calcular o orçamento e o valor máximo que cada formando pode investir, já que, para que tudo saia perfeito, é importante que os mínimos detalhes estejam de acordo com o tema escolhido: comida, decoração, figurino, músicas e tudo que a criatividade sugerir para elaborar também algumas surpresinhas, como um vídeo com a turma, um ensaio temático ou lembrancinhas. 

As vantagens desse esforço é saber que as formaturas temáticas são uma tendência e cresceram bastante.  Está cada vez mais popular em todo o Brasil, o que torna mais fácil encontrar produtos e referências. As sugestões são muitas, desde temas específicos até os mais amplos que acabam sendo mais fáceis de agradar todo mundo, como personagens de filmes ou desenhos, países e décadas (anos 1960 ou 1970, por exemplo).

Como escolher?

Cada turma tem a sua própria identidade e singularidade, por isso, nenhuma formatura vai ser igual a outra. Tudo é inédito. No momento de escolha do tema e dos outros detalhes necessários para a cerimônia, os formandos devem pensar quais características tornam o seu grupo único. Quais os gostos em comum e quais histórias se repetem entre os colegas? A partir dessas perguntas que o tema deve ser escolhido e a formatura, inevitavelmente, estará adequada ao perfil e à vontade da turma. 

Não existe formatura brega – exceto se o tema for esse e todo mundo entrar ao som de Reginaldo Rossi com camisas da grife Agostinho Carrara (lindo!) – e, sim, formaturas inadequadas para a turma ou parte dela. Nesse momento, cabe a importância e a responsabilidade da comissão de formatura, que deve acolher as opiniões diferentes e tentar encontrar um consenso. Se uma parte significativa da turma não quer, em hipótese alguma, uma formatura temática, talvez seja melhor organizar uma cerimônia tradicional, com detalhes mais sutis, ou, então, fazer uma festa depois para todo mundo ficar feliz. Afinal, a formatura é um momento único na vida do universitário.