Studio Prime | Alameda dos Sombreiros 662 caminho das árvores

SER OU NÃO SER DA COMISSÃO DE FORMATURA? EIS A QUESTÃO!

Quando a gente vê uma cerimônia de formatura muito emocionante ou, então, quando a festa se torna inesquecível, é impossível não pensar que trabalhão deve ter sido. E acredite, foi ainda maior do que você imagina! E os méritos de uma grande formatura não vão somente para a empresa contratada, mas também para uma equipe de grande responsabilidade nesse processo, a comissão. 

A comissão de formatura é responsável pela organização, planejamento, tomada de decisões e ainda deve saber lidar com pressões, imprevistos e problemas de última hora, que sempre aparecem. Por isso, os membros escolhidos pela turma devem ser organizados, dedicados e, principalmente, amarem planejar uma festinha. São os representantes da turma que fazem a mediação da comunicação entre a empresa de formatura e todos os formandos. 

A comissão age como se fosse uma empresa. Quase sempre é composta por 3 a 5 pessoas, dependendo da quantidade de formandos, que são eleitas democraticamente → tem gente que acha que ser da comissão é virar imperatriz da formatura e fazer tudo do próprio jeito, mas não é bem assim, tá queridx?

As principais funções da comissão são:

  1. Ajudar a turma a decidir quem irá compor a mesa solene e quais serão os professores homenageados;
  2. Convidar e garantir a presença de todos os professores homenageados e participantes da mesa solene;
  3. Explicar os detalhes do contrato e como serão realizados os pagamentos;
  4. Explicar o que é cada item do orçamento e decidir junto com a turma o que não pode faltar;
  5. Fazer uma agenda para a turma com todas as etapas referentes ao processo;
  6. Tirar as dúvidas dos formandos;
  7. Arrecadar dinheiro (em caso de rifas, sorteios, viagens e eventos);
  8. Escolher as datas dos principais compromissos;
  9. Decidir detalhes da solenidade e da festa (decoração, comida, convites, ensaios fotográficos, equipamentos…)
  10. Participar de reuniões regulares com a empresa de formaturas e com a turma; 

Amada e odiada

Justamente por ter tantas obrigações e cobranças, a comissão nem sempre se torna a mais queridinha pela turma no processo de organização. Por envolver muita gente no planejamento e no processo de escolhas, além de garantir que todo mundo saia satisfeito no final, muitas comissões passam por atritos com os colegas, principalmente aqueles que têm opiniões contrárias ou descumprem prazos – ninguém merece, não é?

Para evitar discussões, é importante manter a turma a par de todas as decisões e também, de qualquer problema que possa surgir no meio do caminho. Transparência é a palavra de ordem!

A gente sabe que o processo não é fácil, mas com certeza, é muito recompensador. No final, quando tudo dá certo e você vê o resultado maravilhoso daquilo que você ajudou a construir, a sensação de orgulho e dever cumprido faz tudo valer a pena.