Studio Prime | Alameda dos Sombreiros 662 caminho das árvores

6 DICAS PARA ARRASAR NO DISCURSO DA FORMATURA

Falar em público. Você é do tipo que faz do grupo de amigos uma plateia (sol em leão) ou só de se imaginar apresentando um trabalho já sente o estômago revirar?

Se você se identificou mais com o primeiro tipo, você nasceu pra discursar e, pra tirar de letra qualquer apresentação pública, basta se organizar bem e preparar direitinho o conteúdo do seu discurso. Agora, se você sofre com a timidez, o primeiro passo para superá-la é trabalhar sua autoconfiança e treinar bastante, afinal, a prática leva a perfeição – ou quase isso.

Na formatura, a turma se reveza entre vários momentos de discurso. Além dos oradores, que irão conduzir a apresentação de cada formando para a colação de grau, tem também homenagem aos pais, agradecimento aos professores, juramento… E cada formando poderá se encarregar de um que tiver mais afinidade. 

Antes de escrever, a primeira coisa a ser feita é se perguntar: qual o objetivo do meu discurso?

Você quer arrancar lágrimas, risadas… O que você deseja provocar no público?

Um bom discurso de formatura, em geral, costuma combinar doses de humor com a emoção, que não pode ficar de fora nesse momento. Mas nada é regra quando criamos algo. Apenas tenha atenção para que o seu texto reúna leveza, coerência, entusiasmo e, principalmente, sinceridade.

Veja algumas ferramentas que podem te ajudar a construir um bom discurso. Lembrando que o texto é livre e deve ter sua identidade, ou seja, escolha o que se relaciona melhor com a sua personalidade. 

Pense na sua trajetória durante a faculdade

Essa é a chance de relembrar as histórias vividas ao longo do curso: memórias, amizades, pequenas e grandes conquistas, dificuldades, matérias mais difíceis e as mais memoráveis.

2. Agradeça

Aproveite para homenagear professores queridos e também os familiares que ajudaram a viabilizar a conquista do diploma.

3. Arranque risadas

O humor é ótimo para quebrar a dureza do discurso. Conte uma história engraçada, um acontecimento curioso envolvendo a turma ou faça uma brincadeira com as palavras. (se você não é uma pessoa muito bem humorada, talvez seja melhor ter cuidado com esse tópico).

4. Se inspire

Pode usar frases famosas ou citar alguém que seja referência para a turma. No entanto, fuja ao máximo de textos e frases prontas → nada pode ser pior em um discurso do que falta de originalidade.

5. Deixe uma questão para o público

Alguns discursos são finalizados com uma questão que paira no ar. Pode ser uma reflexão sobre o atual momento ou sobre o novo ciclo que se inicia. Você pode falar do caminho que seguirão como profissionais, a estreia no mercado de trabalho, os valores levados para a vida, as novas responsabilidades e planos para o futuro. É importante que toda a turma se identifique com o que será dito. 

6. Ensaie

Apresente seu discurso para outras pessoas antes. Peça para alguém que tenha habilidade com oratória para avaliar e dar sugestões. Calcule o tempo para que não ultrapasse o limite máximo (nem seja curto demais).

Mais importante que tudo isso é fazer um discurso recheado de significados para você e para seus colegas. É um momento único muito emocionante para todos que estão presentes, professores, colegas, amigos e familiares, por isso, não tenha medo de errar. O dia é de vitória. Basta ser você mesmo(a) que os aplausos de pé serão garantidos.