Studio Prime | Alameda dos Sombreiros 662 caminho das árvores

CERIMÔNIA DA PASSAGEM DA LÂMPADA EM FORMATURAS DE ENFERMAGEM

Quem cursa enfermagem, provavelmente já ouviu falar sobre a Cerimônia de Passagem da Lâmpada, mas, para quem não faz a menor ideia do que estamos falando, vamos lá. A cerimônia é um ritual que acontece nas formaturas de enfermagem e que representa a responsabilidade que os futuros enfermeiros assumirão ao cuidar de outras vidas. 

O  evento simbólico remonta a história de uma enfermeira britânica que trabalhou durante a Guerra da Crimeia (1853 – 1856), quando muitos soldados morriam por falta de higiene e cuidados básicos. Florence Nightingale foi responsável por reduzir expressivamente o índice de mortalidade entre eles com a prática baseada no saber científico e tornou-se precursora da enfermagem moderna. Todas as noites, ela percorria os leitos dos feridos com uma lâmpada para prestar os cuidados de enfermagem aos homens doentes.

Em homenagem ao trabalho de Florence, a lâmpada é considerada o símbolo da Enfermagem e, desde então, a passagem da lâmpada foi transportada para o cenário das formaturas de enfermagem, marcando o fim de uma etapa e o início da vida profissional dos formandos.

No Brasil, a Cerimônia de Passagem da Lâmpada aconteceu pela primeira vez em 1925, durante a formatura da primeira turma de enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Instituto Nacional de Música. Na ocasião, a lâmpada acesa passou de mão em mão entre as alunas dos anos anteriores até chegar às mãos das formandas da turma denominada “As Pioneiras”. Desde então, o gesto vem sendo uma representação constante nos ritos da profissão.

Na cerimônia da Passagem da Lâmpada, os professores entregam o símbolo da profissão para os formandos. Em seguida, é vez dos formandos escolherem um dos alunos do quarto ano, período que tem início as disciplinas práticas, para receber a chama da profissão. O momento é uma forma de simbolizar a passagem do conhecimento adquirido e o compromisso de manter sua chama sempre acesa.