Finalmente saiu o resultado e você passou no vestibular! Um mundo de oportunidades, experiências e aprendizados se abre à sua frente e você se depara com muitas dúvidas, curiosidades e, claro, a ansiedade típica de todo jovem universitário. Pra tranquilizar a mente e te ajudar a seguir o baile com serenidade, preparamos um guia básico de sobrevivência do universitário. Aqui, você vai encontrar desde orientações de estudos até quais os melhores locais para comer ou chorar no fim do semestre. Vamos lá!
#1. Independência
Na primeira semana de aula, você vai perceber que a faculdade é beeem diferente do ensino médio escolar. Você é completamente livre, independente e responsável pelas suas ações. Pode sair da aula sem pedir permissão e poderá entrar se chegar atrasado, apenas sabendo que vai perder uma parte importante do conteúdo. É também você que vai montar seus horários e sua grade de aulas, escolher os professores e disciplinas do seu interesse. Na universidade, não existe alguém para te puxar a orelha ou cobrar as coisas, então, saiba que seu comprometimento e dedicação dependem exclusivamente de você!
#2. Trote
Cada faculdade vai receber seus calouros de uma forma. Tem trote sujo, com tinta, ovo e até pó de café e farinha (quase um bolo na sua cabeça), tem trote solidário e, quase que inevitavelmente, algumas pegadinhas inesperadas. Alguns cursos também oferecem uma semana do calouro para apresentar melhor o curso, a área que você irá estudar, as instâncias e grupos de pesquisas da universidade, além de estreitar os laços com os veteranos, o que me lembra da próxima dica!
#3. Se aproxime dos veteranos
Eles estão calejados já no curso que você acabou de entrar, então, sabem as dicas, orientam sobre as disciplinas, quais os professores você deve passar longe e quais os parceiros que você pode sempre contar. Fazer amizade com os veteranos vai te ajudar no curso e também pra vida, pois as relações que você faz na faculdade te acompanham no futuro, quando você iniciar a sua carreira. Lembre-se disso!
#4. Melhor prevenir do que remediar
A depender do curso e da faculdade que você escolher, você vai passar a maior parte do seu tempo vivendo a universidade e, por isso, você vai descobrir de um jeito ou de outro a importância de ter certos objetos em mãos: garrafinha d’água, guarda chuva, casaco, alguns remédios para dor de cabeça, fones de ouvido e carregador de celular. → isso é o básico!
#5. Comendo certo
Na faculdade, você vai encontrar MUITAS opções para comer, bem diferente da cantina da sua escola. Provavelmente você vai ter alguma cantina por perto, mas também barraquinhas de lanches, restaurante universitário, lanchonetes nos arredores da universidade, além de colegas que aproveitam o espaço para vender um lanche e arrecadar uma grana extra. Descubra aonde tem o cafézinho mais barato e gostoso e qual o lanche será mais vantajoso. O dilema do estudante sempre está em comer bem e gastar um pouco mais (seja tempo ou dinheiro) ou comer besteira, que é prático e rápido. Lembre-se sempre que saco vazio não pára em pé, procure comer em intervalos regulares e tenha sempre uma fruta ou biscoito na mochila para forrar o estômago.
#6. A jornada até a faculdade
Escolha rápido: madrugar para chegar cedo na aula e ir sentado ou colocar mais funções sonecas e ir feito sardinha na lata? Não importa se sua universidade é federal, particular ou estadual, se você não mora perto, vai enfrentar uma jornada difícil até a aula todos os dias. Força, guerreiro! Antes de ir, pesquise as opções possíveis e veja qual a mais vantajosa para você. Nem sempre o percurso mais curto é o mais confortável para você!
#7. Foco, força e fé
Se engana muito quem espera que a universidade seja um cenário esquecido de American Pie. Você vai conhecer muitas festas, bebidas e rolês aleatórios no meio da semana, mas também vai perceber que, pra manter as notas altas vai ter que ralar muito. Por isso, anote tudo que o professor fala, evite faltar ou chegar atrasado e tire suas dúvidas com antecedência. Na faculdade, fica muito mais difícil estudar de véspera pra tirar uma nota mediana. Estude de verdade!
#8. Aproveite a universidade
A universidade tem esse nome porque reúne ensino, pesquisa e extensão, então não pense que apenas ir para as aulas e estudar para as provas seja suficiente. Explore o mundo mágico que existe ali, procure estágios não remunerados (e remunerados também) para calouros, conheça as instâncias da faculdade, participe de eventos, congressos, feiras e cursos. Conheça os grupos de pesquisa e extensão. Busque se especializar e encontrar uma afinidade dentro do seu curso!
#9. Formatura
Você acabou de entrar na faculdade e já está pensando no grande dia da formatura? A gente sabe como é. A cada dia de dificuldade, nota baixa (que faz parte) ou obstáculo que aparecer no seu caminho, lembre-se que valerá a pena no final. Quando você chegar ao fim do curso, você vai olhar para trás e perceber que foi uma das experiências mais marcantes da sua vida, pois se trata de aprendizados constantes, momentos inesquecíveis e amizades pra vida toda. Para encerrar esse ciclo com grande estilo, nada melhor do que reunir todo mundo que você ama num grande evento, que é a formatura. Conte com gente!