Studio Prime | Alameda dos Sombreiros 662 caminho das árvores

O QUE CADA ÁREA DA COMUNICAÇÃO FAZ?

É muito comum ter dúvidas quanto ao curso escolhido no momento do vestibular. Afinal, nada mais assustador do que definir todo o seu futuro profissional ainda no final do período escolar, sob pressão de todos os lados e tantas indecisões. Pra te ajudar nesse rolê, a gente preparou um guia para quem tem interesse e dúvidas nos cursos de comunicação. Entender as diferenças de cada faculdade é fundamental para fazer a escolha certa. Vamos lá!

Por ser um campo extremamente abrangente, pessoas de diferentes perfis, gostos e áreas de estudo e concentração podem se identificar e se especializar no campo da comunicação. A ideia de que pessoas de comunicação devem, obrigatoriamente, ter um perfil extrovertido e enérgico já está em desconstrução há um bom tempo. São cursos que apresentam muitas possibilidades dentro do mercado de trabalho, além da opção de seguir a carreira acadêmica. Quem escolhe jornalismo, por exemplo, pode escolher trabalhar em um veículo, como repórter de um revista, ou na produção de um telejornal, ou, ainda, trabalhar com assessoria de imprensa, comunicação organizacional ou produção de conteúdo, ou ainda, tentar fazer um pouquinho de cada coisa como um bom millennial.

Quem tem interesse em cursar comunicação, deve ter em mente que é um campo de constantes transformações, completamente conectado ao mundo digital e às novas tecnologias, o que costuma exigir um perfil criativo e crítico – coisa que você vai desenvolvendo ao longo da graduação!

Hoje, mais do que nunca, a atividade do comunicólogo de pesquisar, organizar e apresentar informações ao público exige muita versatilidade e jogo de cintura para lidar com novas mídias e tecnologias. Ou seja, os profissionais da área de comunicação têm de lidar diariamente não apenas com a produção de conteúdo, mas também com a elaboração da estrutura das mensagens, de acordo com o meio de comunicação empregado.

A evolução tecnológica transformou os meios de comunicação, exigindo dos comunicólogos um conhecimento cada vez mais integrado das mídias, ou multimídias, fazendo também com que muitas áreas, que antes eram bem delimitadas, combinem suas práticas e ferramentas para um trabalho mais efetivo.

#1 JORNALISMO

Jornalismo consiste basicamente na coleta de dados, investigação, análise, interpretação e divulgação dos mais diversos acontecimentos que afetam de alguma forma a sociedade dentro daquilo que é do interesse do público. É transformar o fato comum em notícia, ou seja, é a construção da história no presente. O jornalista atua em diferentes canais de comunicação, como rádio, televisão, meio impresso (jornais e revistas, por exemplo) e também na internet. Dentro do jornalismo, o profissional pode se especializar em uma área do seu interesse, como no jornalismo esportivo, científico ou cultural; pode seguir a carreira acadêmica e também trabalhar com produção de conteúdo digital ou assessoria de imprensa.

#2 PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Publicidade é um ramo profissional dedicado à divulgação de marcas e empreendimentos de forma aparentemente espontânea. Apenas aparente porque as estratégias utilizadas pelos publicitários para gerar visibilidade a um determinado produto ou serviço pode não acontecer de forma explícita. Às vezes, por meio de um evento ou ações de merchandising, é possível fazer com que o público se torne interessado pela marca sem necessariamente se valer de um anúncio.

Quando a divulgação de produtos ou serviços surge por meio de anúncios pagos então se trata de Propaganda. É importante esta diferenciação porque ambas as atividades se complementam dentro de um mesmo ramo de atuação, conhecido como Publicidade e Propaganda. O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda.

#3 PRODUÇÃO CULTURAL

É a profissão que se preocupa com o planejamento, a elaboração e a execução de projetos e produtos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. O produtor cultural produz espetáculos, mostras, festivais e até programas de TV. Pode atuar com teatro, música, dança, circo, artes plásticas e qualquer outra manifestação artística. Ocupa-se de todas as etapas da produção, da captação de recursos financeiros à execução final, passando pela elaboração do orçamento e do cronograma do projeto.

#4 RELAÇÕES PÚBLICAS

O profissional formado em Relações Públicas é responsável pela disseminação da comunicação nas organizações, tanto com o público interno quanto o externo. Para isso, utiliza diversas ferramentas, que vão desde veículos internos (intranets, boletins informativos, etc.) até redes sociais e veículos de mídia (televisão, rádio, jornais, etc.). Ou seja, o trabalho do profissional de RP é voltado para a promoção da boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e externo e, muitas vezes, confunde-se com o trabalho de assessoria de imprensa.

#5 AUDIOVISUAL

A Produção Audiovisual é um segmento que envolve a área de produção artística, cultural e multimídia para a circulação em diversos tipos de meios de comunicação. É o curso de comunicação que foca na elaboração e produção de conteúdos audiovisuais artísticos, documentais, publicitários, institucionais ou jornalísticos para veiculação em diversas mídias, como cinema, internet, tv aberta e a cabo e circuitos fechados de programação. → o que inclui roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização. Além disso, o profissional de audiovisual pode atuar em cinematecas, museus de imagens e som, rádios e centros de documentação privados e estatais. É um campo de trabalho amplo e que está em expansão, pois lida com todos os tipos de linguagem que conjugam imagem e som.

#6 Marketing

O Marketing é um campo de atuação bastante amplo e que está muito ligado aos cursos citados anteriormente, seja por meio de anúncios propagandísticos, através da produção de conteúdo digital e gestão de redes sociais, produção de conteúdo audiovisual, ou do trabalho de assessoria de imprensa realizado por jornalistas no ramo empresarial. O seu objetivo é contribuir para as estratégias de vendas das corporações por meio de um conhecimento aprofundado dos anseios do cliente e de como atendê-lo, seja de forma explícita, mais próxima da propaganda, ou de maneira sutil, sem falar diretamente sobre a marca.

Além dos principais cursos, existem ainda outras formações que tangem o campo da comunicação de forma mais indireta, como Tradução e Interpretação, Biblioteconomia, Produção Editorial, Linguística, Arquivologia e Museologia; e cursos voltados para áreas mais específicas ou com outras denominações, como Rádio e TV, Cinema e Vídeo, Gestão de Informação e Estudos de Mídia. Se você sentiu uma pontinha de interesse por algum desses cursos, procure se informar ainda mais, tirar todas as dúvidas e conversar com estudantes e profissionais já formados. Afinal, fazer comunicação é pesquisar, ouvir e estar antenado a tudo o que acontece!