É planejamento, organização da comissão, seleção dos fornecedores, participantes da mesa solene, músicas, decoração, trajes… são tantas as tarefas da organização de formatura que às vezes, fica difícil não cometer um erro ou se esquecer de um detalhe. Além disso, é comum aparecem imprevistos que a comissão deve lidar com calma para evitar a todo custo o estresse no grande dia do evento.
Pra não deixar passar nada e celebrar sua formatura BEM linda, sem defeitos, confere a lista que preparamos dos erros que a comissão NÃO deve cometer para que tudo saia como o planejado no dia de vestir a beca, pegar o canudo e tirar a clássica foto de porta retrato de casa de vó.
#1 Não seguir o planejamento
Um roteirinho esquematizado com todas as atividades e pendências – com os prazos – para a turma seguir é a base de todo grande evento. Por isso, é compromisso da turma (e principalmente da comissão) fazer o possível pra evitar atrasos e fazer tudo com o máximo de antecedência possível. Lembrando que atividades que envolvem toda a turma, como ensaios fotográficos, devem estar pré definidas e acordadas entre todos os formandos.
#2 Não definir as funções de cada um
Independentemente de quantos membros participam da comissão, é muito importante separar as tarefas de cada um e definir uma pessoa como líder para tomar a frente de toda a organização. Um dos formandos se responsabiliza pelas finanças, outro pra entrar em contato com os professores e componentes da mesa solene (e lembrar com antecedência o dia do evento)…e por aí vai. Se cada um seguir suas funções direitinho (sem mudar depois, tá bom?) as chances de algo dar errado são mínimas.
#3 Escolher mal os fornecedores
Muitas empresas, até mesmo voltadas para o ramo de formaturas, não se comprometem em oferecer um serviço de qualidade no dia do evento e acabam decepcionando os formandos ou até mesmo estragando a festa. É o velho “barato que sai caro”. Então, nada de fazer os salgadinhos com a tia que cozinha bem ou deixar pro primo adolescente fazer os convites. É preciso uma escolha criteriosa para garantir um serviço de qualidade e isso nem sempre quer dizer que a turma precisa abrir mão de um orçamento mais enxuto.
#4 Fazer um planejamento financeiro ruim
É a partir do orçamento que a festa se estrutura. Então, não adianta deixar de lado alguns itens fundamentais para a formatura, como equipamentos básicos de som e iluminação, nem tentar economizar muito em um item só pra garantir uma atração extra. É preciso equilíbrio para fechar todos os itens com proporção. Não tem problema se a turma quer fazer uma celebração mais em conta, é possível atender a todos os requisitos e realizar uma festa econômica e, ao mesmo tempo, completa.
#5 Não contar com uma equipe profissional para a organização
Ninguém merece passar por todos os perrengues da faculdade, conciliar com estágio, terminar TCC, planejar a formatura toda pra no dia não ter aquela festa dos sonhos, né?
Pra dar conta de tudo com muito mais tranquilidade e garantir que a festa saia do jeitinho que a turma planejou, o serviço de uma empresa qualificada se faz imprescindível, pois terão profissionais dedicados exclusivamente para fechar contrato com fornecedores e uma equipe de consultoria para ajudar nas escolhas e te lembrar de todos os detalhes.