Studio Prime | Alameda dos Sombreiros 662 caminho das árvores

MÚSICA DE FORMATURA: BANDA, DJ OU ORQUESTRA?

Você já escolheu a roupa, já sabe quem vai te acompanhar na entrada e qual a música que vai tocar na hora de pegar o tão sonhado diploma, mas já parou pra pensar no tipo de música que vai animar o grande dia da sua formatura? É melhor banda, dj ou orquestra? Chega junto que a gente vai explicar direitinho o que é mais indicado para cada evento. Até porque, é a música que vai dar o clima da festa.


A princípio, a turma pode escolher livremente a opção que tiver mais afinidade e pode até escolher dois ou mais serviços diferentes para compor as atrações musicais da formatura. Pode ser uma sequência de shows de bandas, pode misturar algo mais formal com a agitação de um bom DJ ou ainda abrir a festa com toda a sofisticação e imponência ambientada por uma osquestra. O que a comissão não pode esquecer é que essa seleção deve ser realmente muito criteriosa e deve atender a todos os gostos (ou o máximo de pessoas, né?)

Show de banda

prós: Aqui, tem uma infinidade de opções, gêneros e estilos para a turma escolher o preferido. Vocês podem optar por uma grande banda, que faça todos os convidados ficarem loucos e sua formatura vire um verdadeiro espetáculo digno de cobertura jornalística ou escolher uma atração mais intimista para presentear a turma com um show inesquecível, recheado de emoções. As bandas são garantia de sucesso, dão personalidade ao evento e ainda interagem muito bem com o público. 

contras: A comissão deve ter atenção, pois nem todos os espaços oferecem a estrutura adequada para receber uma banda. Contratar uma banda, mesmo que pequena, exige um investimento maior da turma. 

DJ

prós: Apenas o DJ consegue fazer a gente sentir aquele clima de balada que só dá vontade de ir embora depois de o sol nascer. Alguns DJ’s também podem ser uma opção mais econômica, versátil e a turma pode contratar um ou mais profissionais para garantir a animação até o último segundo de festa, sem as pausas que uma banda demanda. 

contras: Apesar de ser uma opção econômica e segura, o DJ deve ser muito bem escolhido para não deixar a festa ‘sem originalidade’

Orquestra

prós: A orquestra é, sem dúvidas, uma atração que faz toda a diferença nas formaturas. A música clássica traz o tom de requinte e sofisticação dos eventos majestosos e remonta o cenário dos grandes bailes de gala. 

contras: Por ser algo menos usual que as opções anteriores, além de contar sempre com uma equipe, equipamentos e instrumentos maiores, é uma alternativa mais cara para os formandos. Também é preciso ter atenção se o local da festa tem estrutura para comportar uma orquestra. As orquestras são muito indicadas se houver uma outra opção musical para dar continuidade à festa, se não, você pode acabar investindo alto e deixando o evento monótono depois de um tempo, pois a orquestra permite pouca variação no estilo musical.

Independentemente da escolha, a comissão de formatura deve ter em mente que um dos fatores mais determinantes para o sucesso (ou não) de uma festa está na qualidade do serviço musical. Ou seja, é melhor garantir uma atração de qualidade, capaz de conduzir o evento, do que duas mais baratas, que não vão dar conta da energia contagiante que é uma turma se formando. Uma boa atração precisa agradar os convidados e variar os estilos musicais, adequando as músicas para os momentos certos, deixando o ambiente sempre “fervilhando” de emoção.